Vivemos um momento de crise, estressante, incerto, complexo e desafiador, por conta da pandemia. Seria possível cultivar a alegria de viver? Quando tudo está nublado sob o nosso céu, e que muitas vezes está pesado por causa de más notícias, será que podemos fazer brilhar também a esperança e o entusiasmo? E ao mesmo tempo estar conscientes das realidades que nos rodeiam? Sim,  é possível!

Como? Por meio das minhas escolhas. Eu escolho se nesse momento em que estamos vivendo eu vou ficar revoltado, ansioso, depressivo, me lamentando, culpando os outros, querendo controlar o incontrolável ou se vou procurar ter pensamentos, emoções e comportamentos que possam me levar a um estado onde prevaleçam as emoções positivas, como gratidão, alegria, esperança, altruísmo...

Você pode estar pensando será que quem está escrevendo este texto está plena nesse período, sem se afetar pela realidade do  momento?

Deixa eu explicar, também sinto o que todos estão sentindo: ansiedade, insegurança, incertezas, tristeza, revolta......... reconheço esses sentimentos e penso que seja normal senti los. Porém, quando falo de escolhas quero dizer que embora também posso ser afetada por esses sentimentos, eu escolho não alimentá-los. Escolho pensar que dias melhores virão, que tudo isto vai passar, que tudo tem um propósito segundo a vontade de Deus. Não se trata de falar de emoções positivas pelo senso comum. E sim, por meios de estudos científicos que comprovam a importância para a saúde de um modo geral em desenvolver esse estado. O bem estar psicológico pode aumentar a resposta que o nosso sistema imunológico dá as infecções. Ponto positivo para nos prevenir do Covid-19!

Na contramão disto, o estresse, a ansiedade a depressão, entre outros, podem enfraquecer o sistema imunológico e nos tornar mais vulneráveis a doenças.

Escolher desenvolver emoções positivas não é fácil! Mas é possível.

Assim como em uma atividade física se requer vontade, treino, persistência e disciplina, até se alcançar os resultados desejados,  desenvolver emoções positivas requer isto também.

Como disse no início, não se trata de negar a realidade do momento que vivemos e sim de colocar foco naquilo que controlo e posso fazer.
O que fazer diante do atual momento? Vou dar algumas dicas aqui, mas, use sua  criatividade, Deus nos dotou de inteligência para que possamos criar.

Faça  coisas que lhe dão prazer, ninguém melhor do que você pra saber o que lhe dá prazer, mesmo com as limitações impostas.

- Crie uma rotina,

- ORE, a oração segundo estudos científicos, atua numa região do cérebro (sistema límbico) liberando substâncias importantes que trazem um senso de pertencimento, melhora a autoestima e traz uma sensação de bem estar.

- Aproveite este momento para se interiorizar, ouvir a voz dos seus pensamentos.

- Pratique a atenção plena, ou seja focar no momento presente.

- Use seus órgãos do sentido no dia a dia procurando colocar atenção neles. Quando comer sinta o sabor da comida e aprecie o seu cheiro. Ouça uma boa música, foque  e aprecie a melodia, o ritmo, as palavras (se tiver).

- Faça alongamentos, prestando atenção em seus movimentos e na sua respiração.

- Converse e ouça de verdade seus filhos, cônjuge, pai, mãe...

- Brinque do que for possível com seus filhos e entre família, dentro dos limites estabelecidos  pelo momento.

- Aprenda preparar uma comida diferente, 

- Organize suas fotos de papel ou digitais e aproveite para recordar momentos bons vividos ao lado de amigos e familiares. Isto trás uma sensação boa.

- Tome sol, nem que for pela janela da casa ou apartamento,

- Faça cursos online, a internet está cheio de cursos gratuitos,

- Pratique jardinagem em vasos,

- Leia aquele livro que vc nunca conseguiu ler pq nao tinha tempo. Leia a Bíblia.

- Escreva uma carta para alguém, dizendo o quanto ela e importante para você. Se você é da geração que nunca postou uma carta no correio para alguém, eis aí uma oportunidade de fazer algo novo,

- Ligue para alguém que faz tempo que vc não vê, fala. Faça  isto por uma chamada de vídeo.

- Faça um bolo, uma torta , uma receita nova de alguma comida,

- Aproveite as redes sociais pra compartilhar coisas boas, fotos antigas sua, de família e amigos,

- Assista um filme ou programas que te deixem feliz ou o faça rir.

Enfim, para encerrar como Viktor Frankl psiquiatra austríaco, que sobreviveu ao Holocausto escreveu, tudo pode ser tirado de nós, exceto a liberdade que temos de escolher a atitude que teremos diante das circunstâncias!
Exercite o poder de escolher suas próprias atitudes, perante a situação do momento que estamos vivenciando.

Edilaine Candia
Psicóloga